NOSSOS DIÁCONOS

Nilo José de Carvalho Neto

Natural de São Paulo, do bairro do Chora Menino, Nilo José de Carvalho Neto, nasceu em 22 de dezembro de 1967. O terceiro de quatro filhos de Olalina Maria da Silva Carvalho (in memoriam) e Juraci de Carvalho (in memoriam) foi batizado na paróquia Santa Rita de Cássia em Fernandópolis – diocese de Jales, aos 09 anos de idade. No mesmo ano fez sua 1ª. Eucaristia na Paróquia Santo Antônio do Lauzane Paulista. Aluno do Colégio Consolata, aos 13 anos foi convidado pela irmã Agnes para ajudar na catequese na então favela do Jardim Peri. Aos 15 anos foi crismado por Dom Joel Ivo Catapan, na paróquia Nossa Senhora de Fátima do bairro do Imirim.

Sempre gostou de jogar futebol, São Paulino, frequentava o “oratório de Dom Bosco – Chácara dos padres Salesianos”, aos domingos à tarde para jogar bola. Aos 22 anos ingressou na Comunidade Canto de Maria, em que é membro até hoje. Advogado de formação desde 1990, por trinta anos, exerce sua profissão. Em 28 de junho de 1997 casou-se com Valéria de Lima Carvalho e desta união, têm duas filhas, Mariana e Estela.

Por ocasião do ano Santo (2000), o diaconato permanente foi restaurado na Arquidiocese de São Paulo pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes. Discernindo o chamado de Deus, com orientação do saudoso Padre Tommaso Leporale, ingressou na escola diaconal São José, no propedêutico em 2002 e na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção no ano seguinte. Em 29 de março de 2008 foi ordenado diácono permanente pelo Cardeal Arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer, na Catedral da Sé. Seu lema diaconal é “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2,5). Já no ano de 2010, licenciou-se em Filosofia pela Faculdade Claretiano.

Como diácono permanente, tem a tríplice missão de servir na Liturgia, Palavra e Caridade, que se multiplicam em outras atividades, dentre elas a assistência aos matrimônios como testemunha qualificada da igreja, presidir os batizados, realizar exéquias, assessorar as pastorais, formações na IVC – Iniciação a Vida Cristã… O diácono Nilo serviu por doze anos na Paróquia de Sant`Ana e desde fevereiro de 2020 está provisionado na Paróquia Santa Teresinha dos Salesianos. Atualmente é coordenador do Núcleo Regional Santana da Caritas e membro na Comissão do Diaconato Permanente da Arquidiocese de São Paulo (Comdiac-SP).

Diego da Silva

Natural de Ponta Grossa no Paraná. Nasceu no dia 27 de dezembro de 1994. Filho caçula de Maria do Rocio Silva e Dario da Silva. Suas irmãs são Dayane Cristina da Silva e Adriane de Fátima Silva. Desde pequeno participou da Paróquia salesiana Nossa Senhora Auxiliadora, na comunidade Dom Bosco. Aí foi batizado, fez primeira eucaristia e crisma. Participou da Infância Missionária, do grupo de coroinhas e acólitos e do grupo de adolescentes.

Ainda adolescente iniciou seu discernimento vocacional com o então diác. Woldinei Junior de Souza, sdb- que trabalhava em Ponta Grossa. E em 2010 iniciou sua formação como aspirante salesiano, da Inspetoria do Sul, na cidade de Rio do Sul/SC, onde concluiu o ensino médio. Fez seu pré-noviciado na cidade de Viamão/RS e seu noviciado em Curitiba/PR, onde emitiu sua primeira profissão religiosa como salesiano de Dom Bosco no dia 31 de janeiro de 2014.

Em seguida, cursou a faculdade de filosofia na cidade de Lorena/SP entre os anos de 2014-2016. Voltando para sua inspetoria de origem, fez seu tirocínio-assistência em Joinville/SC, onde permaneceu nos anos de 2017-2018. Nesta oportunidade trabalhou na obra social e na paróquia que os salesianos atendem naquela cidade. Ajudou também na animação estadual da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) de Santa Catarina.

No ano de 2019 iniciou seus estudos teológicos na cidade de São Paulo/SP, no Instituto Teológico Pio XI, onde permanece até hoje. Emitiu sua profissão perpétua no dia 29 de novembro de 2020, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Ponta Grossa/PR. Desde o início de 2021 está auxiliando na pastoral da nossa Paróquia de Santa Teresinha. E no dia 20 de novembro de 2021, recebeu a ordenação diaconal na capela do Instituto Teológico Pio XI, pela imposição das mãos e prece de ordenação do Exmo. Rvmo. Dom Hilário Moser, sdb- bispo emérito de Tubarão/SC.