SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL / PASTORAL VOCACIONAL

A Pastoral Vocacional articula-se com a pastoral orgânica. Toda a pastoral precisa ter uma dimensão vocacional. De modo especial, o serviço vocacional preocupa-se com a catequese, os grupos de adolescentes, pastoral da juventude, pastoral da crisma, pastoral familiar e com as equipes de liturgia. Dinamiza a comunidade eclesial, integrando todas as pastorais, promovendo atividades que auxiliem os fiéis, em especial os adolescentes e jovens, a descobrir, a assumir, a desenvolver a vocação ou o ministério a que Deus os chamou. Preocupa-se com o surgimento e o encaminhamento de todas as vocações e ministérios na Igreja.

“A Pastoral Vocacional é aprender o estilo de Jesus, que passa pelos lugares da vida cotidiana, se detém, sem pressa, e, olhando os irmãos com misericórdia, os conduz ao encontro com Deus Pai. Ele é o ‘Deus conosco’, que vive entre seus filhos, não teme misturar-se entre a multidão das nossas cidades”. “Ajudar aquele que crê a descobrir o caminho concreto para realizar o projeto de vida ao qual Deus o chama”. Trata-se de acompanhar todos os fiéis, com uma visão aberta “que proponha e valorize convenientemente todas as vocações dentro do Povo de Deus”, como escreve Papa Francisco.

A Pastoral Vocacional tem como tarefa primordial orientar e acompanhar os jovens, de acordo com o Sistema Preventivo de Dom Bosco, no processo de descoberta e desenvolvimento da própria vocação humana e cristã

Todo ano, sempre no mês de agosto, a Igreja Católica celebra no Brasil o Mês Vocacional. Instituída na 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no ano de 1981, a celebração foi criada com o objetivo principal de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. A cada ano, há uma inspiração a ser refletida no período pela Igreja no Brasil, sendo que em 2022.  “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e no lema: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18).

Para mais informações, entre em contato com a secretaria da paróquia.

CARTAZ DO MÊS VOCACIONAL 2022

Na arte, o Cristo ressuscitado busca evidenciar a boa notícia, o autor da vida, do chamado vocacional e da missão.

O Coração e mãos chagadas representam o amor, a doação e os desafios na promoção e no cuidado para com a vida, dom vocacional.

A Cruz, de acordo com ele, significa a vitória da vida sobre a morte, árvore da vida e esperança.  A mulher representa o primeiro anúncio e testemunho vocacional.

A Luz e Caminho representa a fé que ilumina todo o itinerário e a missão vocacional.

CALENDÁRIO PASTORAL VOCACIONAL 2022
  • 🗓️ Abril/2022 – acompanhamento com o Crisma (a combinar data e apresentação)
  • 🗓️ Maio/2022 –  dia 21: Noite da Pizza
  • 🗓️ Agosto/2022 – um mês dedicado às Vocações
  • 🗓️ Junho a Novembro/2022 – acompanhamento de pastorais com jovens e crianças (a combinar a data e apresentação)
  • 🗓️ Dezembro/2022 – ordenação sacerdotal do diácono Diego Silva

1ª semana do Mês Vocacional

Na primeira semana do mês vocacional, é recordada a vocação dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados), proporcionando uma reflexão sobre a importância da vocação sacerdotal para a Igreja, rezando a Deus para que envie padres capacitados para cuidar das milhares de comunidades espalhadas pelo Brasil.

2ª semana do Mês Vocacional

Nesta segunda semana do mês vocacional temos uma dupla celebração: lembramos e homenageamos com muito amor e carinho os nossos pais e também lembramos da vocação familiar e matrimonial: ser um bom pai e uma boa mãe trata-se também de uma vocação. Pai e mãe, em sintonia, são os pilares para filhos bem formados e conscientes do que significa ser cristão e cidadão. Em tempos de violência e perda de valores, a valorização da família é fundamental para a sociedade como um todo. Cabe aos pais, com amor, compaixão e fé, fazer do seu lar um ambiente que vive o caminho de verdade, justiça e paz de Jesus Cristo.

3ª semana do Mês Vocacional

A terceira semana do mês de agosto, na dimensão vocacional, é dedicada à vocação da vida consagrada. São homens e mulheres, normalmente chamados de irmãos, irmãs, frades, freis, freiras, que “escolheram o caminho do seguimento de Jesus Cristo para se dedicarem a ele de coração indiviso”, que consagram suas vidas a Deus e ao próximo. Desta vocação, nascem carismas e atuações enriquecedoras por meio de pessoas que buscam viver perseverantes em seus votos de castidade, obediência e pobreza. São símbolos do amor e da entrega que o ser humano é capaz de fazer ao Senhor!

4ª semana do Mês Vocacional

Na quarta e última semana do mês vocacional celebra-se a vocação de todos os leigos que, entre responsabilidades com a família e um trabalho formal, dedicam suas vidas para os serviços pastorais e missionários. Seja na catequese, liturgia, ministério de música, ações de caridade ou nas diversas pastorais existentes, os leigos são aqueles que têm consciência do chamado de Deus e participam ativamente da Igreja, contribuindo para a caminhada e o crescimento da comunidade. Os leigos e leigas são chamados a ser “sal da terra e luz do mundo”

(cf. Mt 5,13-14) nos setores sociais – na relação com outras pessoas, no trabalho, na educação, na economia, na política.

Para mais informações, entre em contato com a secretaria da paróquia.21