PASTORAL DO DÍZIMO
DÍZIMO é a contribuição voluntária com a qual o cristão participa das responsabilidades de manter as atividades da sua Paróquia. Reflete o gesto concreto de partilha, o vínculo que temos com nossa comunidade.
Os recursos do Dízimo são destinados às seguintes dimensões:
– DIMENSÃO RELIGIOSA: despesas com o culto, paramentos litúrgicos, velas, vinho, hóstias, equipamentos de som e audiovisuais, além de manutenção do templo, segurança, salários de funcionários, encargos, energia elétrica, água, telefone, impressos, etc.
– DIMENSÃO SOCIAL: ajuda aos mais necessitados atendidos pelas pastorais sociais, exercendo a misericórdia e a compaixão, visando a resgatar a dignidade dos irmãos assistidos.
– DIMENSÃO MISSIONÁRIA: todas as Paróquias têm o compromisso de contribuir com a Diocese, enviando parte do Dízimo recebido para a formação de novos religiosos e para as obras missionárias, isso é EVANGELIZAÇÃO.
SER DIZIMISTA É SER UM CRISTÃO CATÓLICO FIEL, AUTÊNTICO E MADURO!
A palavra Dízimo tem origem na contribuição legal da décima parte dos bens das tribos de Israel para o sustento dos sacerdotes, órfãos e viúvas. No Novo Testamento, a contribuição deixou de corresponder precisamente ao valor de 10%, e tornou-se o cumprimento do Mandamento do Amor, posto em prática pela partilha alegre e generosa.
Que Deus nos conceda a Graça de termos nossas atitudes pautadas nos ensinamentos de Jesus Cristo!
Cada um dê conforme o impulso do seu coração, não dê de má vontade ou constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria. (II Cor 9:7)
Seja Grato! Se abra à alegria de partilhar seus bens, sua Vida e seus dons.
“PORQUE HÁ MAIOR ALEGRIA EM DAR DO QUE EM RECEBER” (AT 20,35)