LITURGIA
Liturgia é um tema indispensável para os cristãos. É pelas celebrações litúrgicas que Cristo nos reúne em assembleia e nos põe em comunhão com o Pai pelo Espírito Santo. Por isso, é importante conhecer o sentido profundo da Liturgia e suas implicações.
Liturgia é uma palavra de origem grega, cujo significado é “serviço público”, uma obra realizada em benefício do povo. A Igreja assumiu e aplicou o termo liturgia no sentido de “serviço divino”, serviço religioso e ritual. De liturgia deriva a expressão celebrações litúrgicas.
Celebrar quer dizer tornar célebre, valorizar, engrandecer. Tudo isso pode ser aplicado a pessoas ou acontecimentos. Quando celebramos o aniversário de um amigo, por exemplo, mostramos a ele nosso afeto. Preparamos tudo para que o amigo seja valorizado.
Nas celebrações litúrgicas, celebramos o sagrado e demonstramos nosso amor a Deus. Damos testemunho de nossa fé. Levamos os irmãos a experimentar o amor de Deus por nós, por meio das celebrações.
Assim, precisamos estar preparados para este serviço. Neste sentido, as leituras, a música, o material para a celebração devem ser organizados e preparados. Os leitores devem se preparar para proclamar (e não somente ler) a Palavra. Os músicos devem cantar o que se celebra, não pode ser qualquer música.
O Papa Francisco nos convida a conhecer a Liturgia para bem celebrar. Foi publicada na quarta-feira, 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, em Roma, a Carta Apostólica Desiderio desideravi sobre a formação litúrgica do povo de Deus. O texto busca recordar o significado profundo da celebração eucarística tal como emergiu do Concílio e para convidar à formação litúrgica.
Não se trata de uma nova instrução ou de um diretório com normas específicas, mas sim de uma meditação para compreender a beleza da celebração litúrgica e o seu papel no evangelizar. E é concluída com um apelo: “Abandonemos as polêmicas para ouvirmos juntos o que o Espírito diz à Igreja, mantenhamos a comunhão, continuemos a nos maravilhar com a beleza da liturgia” (65).
Quer saber mais? Fique atento aos avisos paroquiais para nossos encontros. Quer participar da equipe? Entre em contato e indicaremos como se preparar.
Contato: liturgia@paroquiasantateresinha.com.br