“Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16)
Desde 1962, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida na Quaresma, para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a experimentarem a fraternidade em ações concretas no processo de transformação da sociedade, a partir da participação de todos, na solução de um problema específico. (CNBB)
A Campanha da Fraternidade acontece no tempo litúrgico da Quaresma. Neste tempo de conversão e santidade, a prática da esmola, da oração, do jejum, e a Campanha da Fraternidade tornam-se oportunidades de experimentar a espiritualidade pascal capaz de fazer brotar, ao mesmo tempo, a conversão pessoal, da comunidade e da sociedade. (CNBB)
Tema: Fraternidade e Fome
Objetivo
A emergência sobre a fome fez com que, pela terceira vez, a CNBB assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro. (CNBB – CF 2023)
O Brasil voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década. A Campanha da Fraternidade convoca a todos a considerar a fome como referência para reflexão e propósito de conversão. (CNBB – CF 2023)
“Vemos no cartaz o mapa do Brasil, país considerado o celeiro do mundo, mas que uma grande contradição: a fome é real e atinge hoje cerca de 33,1 milhões de brasileiros. Em destaque contemplamos as mãos que repartem e dão vida a solidariedade guiada pela fé. O arroz e o feijão, alimento do povo, passam pelas mãos de homens e mulheres que sabem
que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros mas na vida fraterna. Ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Eis o convite: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)”. (CNBB – CF 2023)