2. Por Dentro Do Altar – Significado Da Pedra D´Ara

O altar representa Nosso Senhor Jesus Cristo, pedra fundamental da Igreja. No centro do altar há uma pequena cavidade, onde se coloca uma pedra, comumente de mármore, denominada  Pedra d’ara, que encerra dentro de si relíquias de santos mártires,  recordando o costume primitivo cristão  de celebrar o Santo Sacrifício do Calvário sobre o túmulo dos mártires e  suas preciosas relíquias. Elas tem um orifício onde se colocam fragmentos dos ossos de algum santo, depois é lacrada e o bispo passa óleo e a benze.

Quando o altar é consagrado, o bispo passa óleo e vinho, depois coloca grãos de incenso nos cantos e no meio os acende. Isso tem origem na consagração do altar do templo de Salomão.

A Pedra d’Ara também é uma lembrança de quando os ofícios eram testados nos esconderijos das catacumbas sobre os túmulos dos mártires que haviam sido recolhidos.

No dia 30 de janeiro, nossa paróquia receberá Dom Odilo, para celebrar esta grande cerimônia.